Boulevard 28 de setembro, 62 - Rio de Janeiro - RJ

Quais as vantagens do uso da estrutura metálica?

Imagem de Mega Engenharia

São as mais diversas possíveis. Ao analisar prós e contras, é necessário fazer uma comparação com outro tipo de sistema. Umas das vantagens marcantes, quando comparado com as estruturas de concreto, é o alívio de carga nas fundações. As estruturas metálicas resultam em um edifício de múltiplos pavimentos com cerca de 20% a menos do que nos edifícios de concreto armado. Quando o assunto é questão ambiental, a nível mundial, também há vantagem. É só lembrar que o aço é 100% reciclável, enquanto outros materiais não são. As estruturas metálicas podem ser desmontadas e reaproveitadas. Já as de concreto não apresentam essa possibilidade, além de serem construídas para ficarem naquele local. As metálicas não, você pode desmontá-las e montá-las em outro local.

Qualquer tipo de subsistema do edifício casa muito bem com as estruturas metálicas. Os fechamentos: vertical, parede, alvenaria de bloco, alvenaria de bloco de concreto, painéis industrializados, assim como com qualquer elemento de fechamento horizontal: laje, laje maciça, pré-fabricada, tipo steel deck. Outros pontos positivos são adaptabilidade e flexibilidade. É possível fazer reformas e ampliações sem grandes problemas.

Seguem abaixo as maiores vantagens da estrutura metálica:

- Redução no tempo de construção: Nos edifícios de múltiplos pavimentos, há uma redução de até 40% na construção quando comparado às estruturas de concreto armado. Isso seria imaginar a construção de um edifício em concreto armado em 10 anos e o de estrutura metálica em 6 anos.

- Qualidade da estrutura e do serviço: Nas estruturas metálicas, a precisão é milimétrica, enquanto nas estruturas de concreto é centimétrica.

- Mais controle tecnológico: Diferente do concreto, o metal é feito na siderúrgica, onde existem várias opções, o que leva a um controle com variação muito grande.

- Altas resistências: Isso leva a vãos maiores, estruturas mais esbeltas, economia de espaço e pés-direitos mais livres.

- Construções sustentáveis: Material 100% reciclável.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Mega Engenharia www.megaengenharia.eng.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×